Registar | Iniciar sessão

2 comentários Flexões abdominais

Sexta, 29 de Março de 2013 | 11:00

Flexões abdominaisObjetivos do exercício

O objetivo deste exercício é fortalecer a zona central dos nossos abdominais e o reto anterior. É possível que seja o exercício mais popular nos últimos anos para trabalhar a zona abdominal.

Devemos recordar que este exercício não pode ajudar-nos a perder cintura, a perda de tamanho na zona da cintura está relacionada com a descida de gordura ao nível geral, inclusive é possível que aumentemos a circunferência da nossa cintura se, além de trabalharmos este exercício, não perdermos peso.

Músculos implicados

Sobretudo o reto do abdómen, e também os oblíquos, mas não tão diretamente.

O que chamamos vulgarmente como tablete de chocolate está formado pelo reto do abdómen, os oblíquos e o transverso profundo. A ação do músculo reto do abdómen é a flexão do tronco.

Realização do exercício

Deitados no chão sobre uma superfície macia, mas também não excessivamente. A zona lombar deve permanecer colada ao chão durante todo o momento, podemos comprovar que esta zona está colada se, ao realizar o exercício não poemos meter a nossa mão entre as lombares e o chão, sobretudo tende-se a separar a zona ao subir o corpo.

Para nos ajudar a manter a zona lombar colada ao chão podemos ter as pernas levantadas com uma flexão de joelhos de 90º, podemos deixa-las sobre um banco plano, ou deixá-las no ar mas fletidas.

Desde essa posição realizaremos uma contração dos abdominais que nos levarão a uma flexão do tronco. O nosso eixo de rotação não se encontra na cintura! Devemos subir apenas a parte superior do tronco e não devemos perder a contração dos abdominais em nenhum momento do exercício (não há paragem). O movimento é lento e constante.

As mãos podem ficar no peito, ou junto à cabeça, mas não devem ajudar-nos e nenhum exercício, e muito menos realizar uma flexão forçada do pescoço. Uma boa forma de comprovar que não forçamos o pescoço, é manter durante todo o exercício uma separação entre o queixo e o peito de 8 – 10 cm (deve caber o nosso punho entre o queixo e o peito durante todo o percurso do exercício).

Para desportistas avançados pode-se adicionar peso ao realizar este exercício, pegando num disco e sujeitando-o sobre o nosso peito.

Respiração

Realizaremos uma inspiração ao iniciar a contração e expulsaremos o ar na parte mais alta. Ao ser um movimento tão curto, se virmos que este tipo de respiração se torna difícil, o mais importante é realizar o exercício comodamente.

Categorias: Abdominais,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 1 de Março de 2013 | 13:16
Segunda, 4 de Março de 2013 | 13:00
Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 | 12:00
Segunda, 14 de Janeiro de 2013 | 15:00
Quarta, 2 de Janeiro de 2013 | 17:00
Comentários
Eliminar este comentário
Sexta, 28 de Junho de 2013 | 00:13
Olá :), faço regularmente muitos abdominais e sinto que os tenho desenvolvidos mas tenho um problema que é alguma gordura (não muita) na zona do abdómen...Alguém sabe como reduzir essa gordura para ficar com a barriga mais definida?
Eliminar este comentário
Quarta, 15 de Outubro de 2014 | 23:11
Oi Pessoal, tudo bem ?

Estou promovendo aqui um ótimo método para secar a barriga para o verão !!!

Somente em 47 dias trinque seu abdômen !!!

Veja em --->> http://hotmart.net.br/show.html?a=T2266502M
Enviar
Registar | Iniciar sessão

Musculação, rotinas, exercícios, nutrição e treinador pessoal no Musculacao10.com.

Contato Aviso legal

Social

Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no Musculacao10.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Regista-te
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.